Cuiabá, 25 de Dezembro de 2025

CIDADES Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025, 13:44 - A | A

Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025, 13h:44 - A | A

EMPREENDEDORISMO

MT tem mais de R$ 2 milhões de crédito liberados para mulheres empreendedoras

Da Redação

A Desenvolve MT, Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, fechou 2025   com resultados expressivos na linha Mulher Empreendedora, que mais uma vez se consolidou como um dos principais instrumentos de apoio ao empreendedorismo feminino no Estado. Até o mês de novembro, foram mais de R$2 milhões de crédito liberados.

Dentro das mais de 200 operações realizadas, que representam mais de 30% das contratações realizadas pela Agênciaao longo do ano, a linha Mulher Empreendedora se destacou como a segunda linha de crédito mais procurada na Desenvolve MT.

Entre as empreendedoras atendidas, mais de 24% (cerca de 180 empreendimentos) são microempreendedores individuais (MEI), reforçando a importância do crédito para mulheres que conduzem negócios de menor porte e buscam formalização, expansão ou até mesmo inovação. 

A liberação do crédito também reflete na economia local. Com base nas estimativas informadas pelas próprias empreendedoras no momento da contratação, os negócios apoiados indicam a geração de cerca de 200 empregos diretos ao longo do ano, impulsionando a renda e a circulação econômica em diversos municípios mato-grossenses.

Uma das empreendedoras apoiadas pela Desenvolve MT é a produtora de queijos artesanais Vandecleia Prochnow, sócia da VM Leite - Queijos Artesanais. Para ela, o crédito da agência surgiu em um momento fundamental.

A empreendedora conta que durante as épocas de seca, sem a máquina ensiladeira para triturar o capim e a cana, que são a base da alimentação do gado, a alimentação do gado leiteiro era um desafio diário.

Diante dessa necessidade, Vandecleia buscou apoio na Desenvolve MT. Com o crédito, adquiriu a ensiladeira e transformou o manejo do rebanho, passou a preparar melhor a alimentação, aumentar a eficiência da produção de leite e fortalecer toda a cadeia produtiva da queijaria.

“A Desenvolve MT foi muito importante. Consegui, pela primeira vez, um crédito específico para mulheres empreendedoras, que facilitou a compra da ensiladeira para a alimentação das vacas. Nunca havia solicitado crédito antes e fui pessoalmente à agência. Fiquei muito feliz em ver que a Desenvolve MT oferece um leque de opções para diferentes necessidades. Esse apoio foi primordial para a nossa história”, afirma Vandecleia.

Segundo a presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckmann, o desempenho da linha reforça o compromisso da agência com a inclusão produtiva das mulheres e a conquista da independência financeira.

“A linha Mulher Empreendedora é um instrumento estratégico para garantir que mais mulheres tenham acesso ao crédito e às oportunidades que precisam para fortalecer seus negócios. Quando uma mulher empreende, ela movimenta a economia e transforma sua realidade e a da comunidade ao redor. Além disso, essa linha tem um papel fundamental na promoção da independência financeira, permitindo que mulheres conquistem autonomia e alcancem novos patamares em suas trajetórias profissionais e pessoais”, afirma.

Comente esta notícia