Cuiabá, 24 de Novembro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 24 de Novembro de 2025, 10:33 - A | A

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2025, 10h:33 - A | A

nesta terça-feira

MT Hemocentro traz programação especial para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Unidade da Secretaria de Estado de Saúde estará de portas abertas, das 7h30 às 18h, para receber os voluntários

Da Redação

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, traz uma programação especial para o Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta terça-feira (25.11), a partir das 9h.

Os voluntários serão recebidos com um coffee-break, apresentações culturais, personagem de animação infantil para entreter as crianças e sorteio de brindes para os doadores de novembro.

“Essa data é um dia especial para agradecer a todos os mato-grossenses que dedicam um pouco do seu tempo para comparecer ao MT Hemocentro e doar sangue, que vai salvar a vida de várias pessoas”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, acrescenta que a unidade trabalha o ano inteiro para sensibilizar a população a se tornar um doador.

“O 25 de novembro é um dia que, tradicionalmente, conseguimos coletar mais sangue do que o normal, porque é um dia de valorizar a vida dos doadores de sangue e dos parceiros do MT Hemocentro, que fazem questão de comparecer para comemorar com a gente. O Dia do Doador de 2023 gerou a coleta de 103 bolsas de sangue e, em 2024, foram 131 bolsas. Então, esperamos ainda mais voluntários na festa deste ano”, informou.

O grupo de siriri Associação Cultural Coração Atalaiense e os cantores Jomar Brittes e Thiago Araújo, do projeto "O Rock Alivia", vão se apresentar na comemoração. Um instituto parceiro vai oferecer um show acústico do cantor Edmilson Maciel, da Banda Terra. Além disso, uma doadora fidelizada vai se vestir de Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, para animar a criançada.

A empresária Amanda Chagas, 28 anos, contou que se veste de Emília para chamar a atenção para causas sociais de impacto, como a causa ambiental e a da doação de sangue.

“Eu estarei no MT Hemocentro como a Emília. Vou fazer algumas brincadeiras com as crianças. Acredito que incentivar a doação de sangue é uma tarefa muito importante para nós. Eu sou doadora desde 2022 e é uma causa que eu abraço: sou doadora de sangue e de medula e, agora, eu vou me candidatar para ser doadora de plaquetas também”, afirmou Amanda.

Localizada na Rua 13 de Junho, 1.055, no bairro Centro Sul, em Cuiabá, a unidade vai abrir normalmente, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço, para realizar a coleta de sangue por ordem de chegada.

O MT Hemocentro tem 91.577 doadores cadastrados em seu sistema aptos a doar sangue. “Precisamos que eles voltem à unidade regularmente. Nossa equipe está sempre à disposição para receber os voluntários com muito carinho e acolhimento”, finalizou o diretor.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação, e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Comente esta notícia