Cuiabá, 03 de Maio de 2025

CIDADES Sábado, 03 de Maio de 2025, 06:25 - A | A

Sábado, 03 de Maio de 2025, 06h:25 - A | A

tarifa zero

Mais de 27 mil passageiros utilizaram o transporte coletivo grátis no feriado

O resultado do primeiro dia de Tarifa Zero servirá para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) nortear o número de ônibus para atender o fluxo de pessoas em outras datas

Da Redação

No feriado do dia 1º de Maio, 27.722 passageiros usufruíram do transporte coletivo de graça em Cuiabá. Os dados contabilizados superaram em 11,62% o fluxo em comparação ao feriado do Dia do Trabalhador em 2024, que também teve a gratuidade nas catracas. O resultado do primeiro dia de Tarifa Zero servirá para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) nortear o número de ônibus para atender o fluxo de pessoas em outras datas.

A iniciativa, implementada pela Prefeitura de Cuiabá se mostra estratégica tanto socialmente quanto logisticamente. O prefeito Abilio Brunini, a primeira dama e vereadora Samantha Iris e vários parlamentares fiscalizaram a opoeracionalidade do transporte durante o feriado em uma viagem que percorreu da Estação Bispo ao bairro Tijucal. Segundo a vice-prefeita e secretária da pasta, coronel Vânia Rosa, o benefício amplia o direito de ir e vir, permitindo que mais pessoas aproveitem momentos de lazer, convivência familiar e acesso a espaços públicos.

“Tivemos um aumento expressivo de pessoas aproveitando o feriado. É um avanço para a gestão municipal e principalmente para os usuários do transporte coletivo que poderão curtir mais os espaços públicos, visitar amigos, familiares e conhecer lugares que ainda não conhecem”, lembrou a gestora da Pasta.

Além do impacto social, a medida também oferece subsídios técnicos para aprimorar o serviço. De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib, o uso do cartão transporte, necessário para acessar a gratuidade, permite monitorar a demanda real de passageiros, fator que contribui para a definição do número adequado de ônibus em operação nos dias específicos de gratuidade.

Importante destacar que o sistema operou sem falhas, reforçando a capacidade de resposta da rede de transporte durante grandes fluxos. A Tarifa Zero é válida apenas para o perímetro urbano de Cuiabá, não sendo aplicada em linhas intermunicipais, como aquelas que ligam a capital a Várzea Grande.

Outro detalhe importante é o início da Lei da Tarifa Zero, que começa no próximo domingo. Conforme sansão do prefeito Abilio Brunini, todos os domingos em Cuiabá o transporte será gratuito. "Quem nos trouxe essa proposta de lei foi o vereador Eduardo Magalhães. Conseguimos fazer uma economia em nossos gastos, cortando alguns contratos, e encaminhamos o Projeto de Lei para a Câmara, que de pronto aprovou. Com isso, já sancionamos e agora todos os domingos a tarifa em Cuiabá será zero no transporte coletivo. O povo cuiabano merece esse tipo de projeto. Já deu certo no feriado e agora é lei para todos os domingos", concluiu o prefeito.

Comente esta notícia