O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou, nesta quinta-feira (30.10), a 1ª Edição do Treinamento Anual de Aprimoramento para Instrutores de Trânsito. O evento foi realizado no auditório da sede do órgão em Cuiabá, e reuniu 97 instrutores e diretores de ensino de Cuiabá e Várzea Grande.
No treinamento foram abordados temas como: pilares éticos na formação de condutores, informações gerais sobre à fiscalização de credenciados, práticas educativas na formação de condutores, o instrutor de trânsito como agente de transformação social, conduta e postura dos instrutores no processo de formação, oficina de planejamento de ensino e boas práticas didáticas, entre outras informações.
Para o coordenador de Formação de Condutor do Detran, Guilherme Rangel, o treinamento é essencial, pois o instrutor de trânsito exerce um papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro e consciente.
“Ele é um agente formador, responsável por assegurar que os novos condutores estejam preparados para assumir o volante com responsabilidade e respeito às normas de trânsito, contribuindo para a promoção da segurança viária”, observou.
Presente no evento, o presidente da Associação das Autoescolas da Baixada Cuiabana, Marcio Manoel de Campos, destacou que o encontro é uma oportunidade de alinhamento de informações e direcionamento dos trabalhos dos instrutores. “Agradecemos essa oportunidade e que seja o primeiro de muitos treinamentos”, disse.
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro Alencar de Andrade, destacou que esse é um evento de suma importância, uma vez que são os instrutores de trânsito que estão em contato direto com os futuros condutores.
“Anualmente fazemos os encontros com as autoescolas e diretores, e este foi o primeiro encontro de instrutores, onde foram passadas questões de didática, atendimento, monitoramento das aulas teóricas e práticas e outros temas importantes do dia a dia do instrutor de trânsito”, enfatizou o diretor.
Leila Lucca foi uma das instrutoras de autoescola de Cuiabá que participou do treinamento. “Esse encontro foi importantíssimo para nossa categoria, para atualização de informações, aprendermos coisas novas e reciclar o nosso conhecimento”.




 
       
               
               
               
               
               
     
     
     
     
    
 
                
                 
                
                 
                
                 
                
                 
                
                 
                
                 
                
                 
                
                 
                
                
