Cuiabá, 01 de Outubro de 2025

CIDADES Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 07:29 - A | A

Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 07h:29 - A | A

mutirão

Defensoria Pública atenderá população em duas escolas de VG no sábado

Instituição estará presente com orientação jurídica e encaminhamentos nas áreas cível, criminal, família, consumidor e direitos sociais

Da Redação

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso participará no sábado (4) do “Mutirão Saúde, Justiça e Comunidade”, no período da manhã, em duas escolas públicas de Várzea Grande, uma no bairro Marajoara, outra, no São Mateus. Durante a ação os cidadãos poderão tirar dúvidas, conhecer os serviços prestados pela instituição e receber encaminhamento para a solução de conflitos nas áreas cível e criminal.

A ação social é organizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, e tem como objetivo oferecer serviços essenciais gratuitos à população, fortalecer a cidadania e garantir direitos.

O mutirão será na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Napoleão José da Costa, localizada na Rua Ariquemes, nº 900, bairro Marajoara, das 07h às 12h, sob a coordenação do defensor público Alex Campos Martins. O defensor atuará na prestação de orientação jurídica e administrativa com o apoio dos servidores: Renata da Cunha e Djalma Dias. Outra equipe atenderá na escola Municipal Júlio Corrêa, na rua 15, s/nº, bairro São Mateus, das 8h às 13h.

A equipe do São Mateus será coordenada pela defensora pública Cleide Regina Nascimento que atuará com os servidores Stefany de Pinho e Rogério Alves. Durante o mutirão, a Defensoria Pública oferecerá à população atendimentos voltados principalmente à orientação jurídica inicial, com triagem e encaminhamento de demandas em áreas como família, cível, consumidor e direitos da criança, do adolescente e da pessoa idosa.

Também serão prestadas informações sobre temas como guarda, pensão alimentícia, divórcio, cobranças indevidas, problemas de consumo e registros civis. A proposta é garantir que os cidadãos tenham acesso rápido a serviços essenciais, além de aproximar a instituição da comunidade e divulgar os meios permanentes de atendimento disponíveis nos núcleos da Defensoria.

O evento será gratuito, com foco na promoção da saúde, justiça e interação com a comunidade local, aproximando os serviços públicos da população várzea-grandense. O convite para que a DPEMT participe do evento partiu do presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, deputado estadual Paulo Araújo.

Comente esta notícia