Cuiabá, 16 de Janeiro de 2026

CIDADES Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 10:34 - A | A

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 10h:34 - A | A

Soldado Cidadão

Curso no setor elétrico pode garantir emprego para jovens após servir o exército brasileiro

Ao todo, são 420 horas de aulas e todos saem com certificados de eletricistas

Da Redação

No lugar de um campo de instrução militar, surgiu um campo de treinamento com transformadores, postes, cabos e outros componentes de uma rede de distribuição de energia elétrica. Foi assim que Ueslei Martins de Oliveira transformou sua vida, por meio do projeto Soldado Cidadão da Energisa.

Hoje, ele é supervisor de medição e combate a perdas em Rondonópolis e explica que participar do projeto foi a melhor decisão que poderia ter tomado.

“Estava como temporário no Exército e, pouco antes, soube da oportunidade do curso de eletricista que era oferecido pela Energisa. Topei enfrentar o desafio e hoje tenho certeza de que me encontrei na área. Desde que entrei na empresa passei por vários processos e hoje estou como supervisor”, afirmou Ueslei.

O projeto Soldado Cidadão é uma parceria entre a Energisa Mato Grosso e o Exército Brasileiro, com o objetivo de garantir uma carreira para militares temporários prestes a dar baixa do serviço militar ou que estão no processo de reengajamento. A iniciativa oferece capacitação profissional na área de energia elétrica para quem deseja seguir carreira.

“A parceria com o Exército, de fornecer a qualificação necessária para os futuros egressos do serviço militar, é uma das ações para suprir, com eficiência, uma carência existente hoje desse profissional tão necessário para o mercado de trabalho”, ressalta Matheus Valverde, responsável pelo treinamento oferecido pela Energisa MT.

Para garantir que a teoria seja colocada em prática com segurança, a Energisa construiu Centros de Treinamento em Cuiabá e nos polos regionais de Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças. Ao todo, são 420 horas de aulas, e todos saem com certificados de eletricistas profissionais.

Quatro novas turmas já estão formadas para iniciar o curso em 2026. Mais de 100 novos alunos terão a oportunidade de aprender uma nova profissão.

E é o compromisso com o desenvolvimento que faz com que a maioria dos aprendizes seja efetivada na Energisa. “Após a formação, eles se candidatam a uma vaga, que pode ser em qualquer uma das cidades atendidas pela empresa. Há, inclusive, aqueles que hoje estão em cargos de liderança”, explica Silvana dos Santos, gestora de Recursos Humanos da Energisa MT.

Outro exemplo de quem ficou e se destacou é o de João Victor Alves, eletricista de distribuição. Ele conta que a oportunidade surgiu na hora certa e que não teve dúvidas de que poderia ser a chance de mudar sua vida e a de sua família. A determinação foi sua palavra de ordem. “Eu não imaginava que seria assim, mas dei o meu melhor!”, recorda ele.

“Faço os cursos de especialização que são oferecidos. Recentemente fiz o de Eletricista de Linha Viva”, explica João.

Comente esta notícia