A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (29), o Dia D da campanha Novembro Azul em todas as 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. A mobilização integra as ações voltadas à saúde do homem e reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo.
As atividades seguem as orientações que estabelece diretrizes para a conduta recomendada no cuidado com a saúde masculina, incluindo informações atualizadas sobre o câncer de próstata, suas formas de detecção, e a abordagem adequada na Atenção Primária.
A mobilização deste sábado contará com atendimento ampliado, ações educativas e oferta de serviços voltados ao cuidado integral dos homens, incluindo:
• Orientações individuais e em grupo
• Avaliação com profissionais de saúde
• Realização de exames conforme indicação clínica, como glicemia, hemoglobina glicada, lipidograma, exame de urina e outros voltados ao monitoramento de doenças crônicas
• Atualização do calendário vacinal
• Agendamentos de consultas e testes rápidos
A SMS destaca que, de acordo com o Ministério da Saúde, não há recomendação para o rastreamento populacional do câncer de próstata em homens assintomáticos, mas reforça que a decisão sobre a realização de exames como PSA e toque retal deve ser compartilhada entre profissional de saúde e paciente, após discussão sobre riscos e benefícios.
O órgão reforça também que o cuidado com a saúde do homem vai além da prevenção ao câncer de próstata. Condições como diabetes mellitus, hipertensão arterial e tabagismo são frequentemente subdiagnosticadas e têm impacto direto na qualidade de vida e na mortalidade masculina. Por isso, o Dia D também será dedicado ao incentivo da adoção de hábitos saudáveis, avaliação clínica e monitoramento de doenças crônicas.
As ações nas 68 USFs ocorrerão durante todo o dia, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.
A Prefeitura reforça o convite para que a população masculina participe da mobilização, lembrando que cuidar da saúde também é coisa de homem e que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir mais qualidade de vida.
Para mais informações, os usuários devem procurar a USF de referência de seu bairro.


