Cuiabá, 26 de Julho de 2025

CIDADES Sábado, 26 de Julho de 2025, 10:32 - A | A

Sábado, 26 de Julho de 2025, 10h:32 - A | A

PREVENÇÃO

Cuiabá realiza ações do Julho Amarelo em diversas unidades de saúde neste sábado

As ações nas unidades incluem palestras informativas nas salas de espera, intensificação de testagens rápidas, orientações sobre formas de prevenção e atendimentos em áreas mais distantes, além outras atividades integradas da rotina das UBS.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá promove neste sábado (26) uma série de ações de conscientização e prevenção dentro da campanha Julho Amarelo, que visa combater as hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As atividades ocorrem em período integral em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e fazem parte do calendário nacional de enfrentamento à doença, que culmina no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho.

As ações nas unidades incluem palestras informativas nas salas de espera, intensificação de testagens rápidas, orientações sobre formas de prevenção e atendimentos em áreas mais distantes, além outras atividades integradas da rotina das UBS.

Confira as unidades participantes e suas programações:

USF Altos da Serra: palestra sobre hepatites virais e demais ISTs; intensificação da realização de testes rápidos; Dia D alusivo com atividades conjuntas da unidade.

USF Jardim Independência: palestra sobre hepatites virais e ISTs; Dia D alusivo com atividades complementares.

USF Novo Terceiro: palestra informativa; intensificação de testagens rápidas durante o mês; Dia D com atividades diversas.

ESF Jardim Fortaleza e USF Santa Laura: intensificação de testes rápidos ao longo do mês; Dia D com atividades conjuntas.

USF Tijucal: Dia D com ações integradas.

USF Rio dos Peixes: palestra educativa; Dia D com outras atividades; elaboração de estratégias para atendimento em territórios mais distantes da unidade.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, destaca a importância da mobilização. “As hepatites virais são doenças silenciosas, mas graves, que podem evoluir para complicações como cirrose e câncer de fígado. Por isso, reforçar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e orientação à população é fundamental. A campanha Julho Amarelo é uma grande oportunidade de chamar a atenção para esse tema e salvar vidas com informação e cuidado.”

Objetivos da campanha:

Conscientizar a população sobre os tipos de hepatites virais, formas de transmissão, prevenção e tratamento; incentivar a prevenção por meio da vacinação contra hepatite B, uso de preservativos e melhorias nas condições de higiene e saneamento básico; estimular o diagnóstico precoce, especialmente entre os grupos de risco; divulgar a oferta de tratamento gratuito, disponível no SUS, que pode evitar complicações graves da doença. 

As hepatites virais, especialmente os tipos B e C, muitas vezes não apresentam sintomas nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce essencial para o sucesso do tratamento. Atualmente, a rede municipal de saúde de Cuiabá acompanha 120 pacientes em tratamento, sendo 56 homens e 64 mulheres.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todas as ações são gratuitas e abertas à população. Quem tiver interesse pode procurar a unidade de saúde mais próxima para obter informações sobre testagens, vacinação e cuidados preventivos.

Comente esta notícia