Cuiabá, 07 de Julho de 2025

CIDADES Domingo, 06 de Julho de 2025, 14:29 - A | A

Domingo, 06 de Julho de 2025, 14h:29 - A | A

entrada gratuita

Aquário Municipal de Cuiabá recebe mais de 300 mil visitantes no primeiro semestre

O aumento no fluxo de público ocorreu após o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, liberar a entrada gratuita no espaço, ainda no mês de janeiro

Da Redação

O Aquário Municipal Justino Malheiros recebeu, entre janeiro e junho deste ano, 300.988 visitantes. O aumento no fluxo de público ocorreu após o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, liberar a entrada gratuita no espaço, ainda no mês de janeiro.

Localizado ao lado do Museu do Rio, no bairro Porto, o espaço turístico já recebeu visitantes de diversos municípios do interior de Mato Grosso, de Cuiabá e de outros países, como Portugal, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. Nesta semana, alunos do Colégio La Salle, do município de Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá), estiveram no local durante um tour pelos principais pontos turísticos da capital mato-grossense.

Do total de visitantes, 4.283 são estudantes das redes pública e privada, que participaram das visitas agendadas, implementadas após o período de férias escolares. A iniciativa, promovida pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, tem como objetivo oferecer um atendimento adequado, evitando sobrecargas sensoriais. Para atender o público especial, o aquário, que funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, passou a abrir, de forma excepcional, às segundas-feiras para receber crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em tratamento contra o câncer.

O espaço também recebeu mais de 100 alunos da rede estadual, por meio do projeto CAMPI (Centro de Referência Multidisciplinar), além de idosos do projeto “Vida Plena”, da Legião da Boa Vontade (LBV), e alunas das 16 unidades do Programa Siminina.

Segundo o secretário Fernando Medeiros, para o segundo semestre está sendo finalizado o processo de contratação de uma nova empresa responsável pela gestão do SSV (Sistema de Suporte à Vida) do aquário. A Secretaria também formaliza um termo de cooperação técnica com o Bioparque Pantanal, que permitirá o intercâmbio de espécies de peixes.

A medida deve ampliar a diversidade de espécies em exposição. Atualmente, o público tem acesso a mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizadas em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Entre os destaques de espécies maiores estão o Pirarucu, Tambaqui, Pirarara, Dourado, Cachara, Jaú e Jundiá. Já entre os menores, encontram-se o Matrinxã, Piraputanga, Piau, Piauçu, Piau Três Pintas, alevinos e Lambari, além dos híbridos Jundiara e Tambatinga.

 

Comente esta notícia