O presidente Lula aumentou o número de países visitados em 2025 e quase dobrou a quantidade de dias fora do Brasil, na comparação com 2024. Levantamento feito pelo R7 Planalto mostra que o petista foi a 16 nações neste ano e ficou 52 dias longe do território nacional.
No ano passado, Lula esteve em 13 países e ficou fora do Brasil por 31 dias. Na ausência do presidente, quem assume o Palácio do Planalto é o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Apesar do aumento, as viagens internacionais de 2025 ficam longe de superar os deslocamentos do primeiro ano deste mandato de Lula. Em 2023, quando o discurso do petista era de que o Brasil tinha voltado ao cenário e ao prestígio mundial, ele passou 75 dias fora do país, em visita a 24 nações.
O presidente planeja visitar ao menos quatro países em 2026, em pleno ano eleitoral. O petista deve diminuir o ritmo de saída do país devido ao pleito geral, quando deverá disputar a reeleição.
Em 2025, o petista visitou cinco nações na Ásia e quatro na América do Sul. Lula também esteve na Europa, África e na América do Norte. Veja:
Países que Lula visitou em 2025
- Uruguai (duas vezes)
- Japão
- Vietnã
- Itália (duas vezes)
- Rússia
- China
- França
- Canadá
- Argentina
- Chile
- EUA
- Indonésia
- Malásia
- Colômbia (duas vezes)
- África do Sul
- Moçambique


