Segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (9), em fevereiro de 2026 o instituto apresentou o relatório de comercialização de algodão em Mato Grosso.
De acordo com os dados, a comercialização da pluma da safra 2025/26 alcançou 54,81% da produção projetada em janeiro de 2026, o que representa avanço mensal de 8,10 pontos percentuais, com maior participação de produtores nas negociações da safra futura à medida que avançava a semeadura no estado.
Na comparação com o mesmo período da safra anterior, o percentual vendido está 5,99 pontos percentuais à frente, movimento associado a preços futuros mais elevados.
O relatório também registrou a primeira divulgação da comercialização da safra 2026/27, que atingiu 5,35% da produção estimada para o ciclo.
Nesse caso, as negociações estão 1,96 ponto percentual à frente em relação ao mesmo período da safra 2025/26, mas 2,16 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.
Por fim, o Imea informou que o cenário de rentabilidade limitada deve orientar os produtores a adotar maior cautela nas decisões de comercialização ao longo dos próximos meses.



