Cuiabá, 03 de Julho de 2025

AGRONEGÓCIO Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 09:01 - A | A

Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 09h:01 - A | A

INSTALAÇÃO NA FAZENDA

Bebedouro no centro do pasto garante mais peso no gado e menor custo

O veterinário Fernando Loureiro orienta sobre o melhor local para instalar o bebedouro e melhorar o desempenho do rebanho no piquete. Assista ao vídeo

CANAL RURAL

Saber onde instalar o bebedouro no pasto pode parecer um detalhe, mas é uma decisão que influencia diretamente a produtividade do rebanho. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações na íntegra.

 
 

No programa Giro do Boi, o médico-veterinário Fernando Loureiro, especialista em sistemas de água para bovinos, explicou que o melhor posicionamento do bebedouro é no centro do piquete.

Segundo Loureiro, quanto menor a distância até o ponto de água, menor o esforço dos animais para se hidratar, o que preserva energia e favorece o ganho de peso.

 
 
“Se o bebedouro estiver a mais de 750 ou 800 metros, muitos animais deixam de ir até ele. Isso desuniformiza o pastejo e gera perda de desempenho”, alerta.

 

Quando o bebedouro é instalado no centro do piquete, o rebanho tende a se manter em um raio de 300 a 400 metros, o que ajuda a manter o pastejo uniforme.

Esse comportamento evita áreas “rapadas” próximas da água e pastos mal aproveitados nas bordas.

Além disso, quanto mais distante o ponto de água, mais o animal caminha ao longo do dia — o que representa gasto de energia que poderia ir para a produção de carne.

O problema se agrava em sistemas intensivos, nos quais o gado pode beber água até 8 vezes por dia.

Comente esta notícia