Cuiabá, 08 de Novembro de 2025

POLÍTICA & PODER Sábado, 08 de Novembro de 2025, 16:36 - A | A

Sábado, 08 de Novembro de 2025, 16h:36 - A | A

CONFLITO NO NOVO

'Príncipe do Agro' tenta acordo para encerrar processo de difamação contra secretário

Rafael Galvan, filho de líder bolsonarista, busca ANPP após ter habeas corpus negado pelo TJMT

InfoVerus

Rafael Galvan, filho do ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, está tentando encerrar um processo por difamação movido contra ele por Mykaell Thiago dos Santos, "supersecretário" de Rondonópolis e também ligado ao bolsonarismo. Galvan pede que o Ministério Público do Estado (MPMT) ofereça um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP).

Na última segunda-feira (3), a Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou um habeas corpus ingressado pela defesa de Rafael Galvan, que buscava derrubar a decisão que aceitou a denúncia de Mykaell Thiago.

Argumento do ANPP Negado (Por Enquanto)

Um dos argumentos da defesa de Galvan para o habeas corpus era a suposta falta de oferecimento do ANPP, um acordo que poderia extinguir a ação penal mediante penalidades "mais leves".

O desembargador Gilberto Giraldelli, relator do caso, manteve o processo e esclareceu que a prerrogativa de oferecer o acordo é do MPMT, não do Judiciário. Ele ressaltou que a possibilidade de propositura do ANPP ainda não se exauriu e pode ser submetida novamente ao Ministério Público durante o trâmite processual.

"Não cabe ao Poder Judiciário controlar a estratégia de atuação do órgão ministerial... a possibilidade de propositura do ANPP não se exauriu. Com a retomada da marcha processual, a matéria pode e deve ser novamente submetida ao Ministério Público," afirmou Giraldelli.

As Acusações e o Contexto Político

O processo de difamação surgiu após Rafael Galvan, que foi candidato a vereador em 2024 pelo Novo, publicar vídeos no Instagram e fazer acusações em grupo de WhatsApp contra Mykaell Thiago, que é presidente do Novo em Rondonópolis e homem de confiança do prefeito Cláudio Ferreira.

As acusações de Galvan incluíam supostas práticas de corrupção e crimes eleitorais, todas negadas pelo "supersecretário" Mykaell Thiago, que atualmente chefia as secretarias de Governo e de Saúde de Rondonópolis.

Histórico de Polêmicas

Rafael Galvan, apelidado de "Príncipe do Agro", já se envolveu em polêmica similar em 2021 com seu próprio pai e a madrasta, a advogada Paula Boaventura, em um grupo de WhatsApp de um condomínio de luxo. Na ocasião, ele fez ataques sugerindo corrupção e envolvendo a Aprosoja, presidida por seu pai.

Comente esta notícia