A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18.9), a “Operação Virtude”, em Cuiabá. O objetivo foi levantar evidências e materialidade das denúncias recebidas pela Delegacia Especializada de Delitos contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) e dar vasão à demanda reprimida na unidade.
De acordo com o delegado da DEDCPI, Marcos Veloso, diariamente chegam às unidades, variadas denúncias de maus-tratos contra idosos. “Nosso objetivo, com essa operação, é alcançar 90 ordens de serviço, até final de outubro”, pontuou Veloso.
Conforme o delegado, a unidade atua mediante provocação, sendo por boletim de ocorrência e denúncias, muitas delas de forma anônima. Além disso, é comum órgãos de saúde e assistência social também reportarem casos à unidade. “Para dar andamento aos trabalhos, são necessários coletar dados, levantar informações e proceder diligências para comprovar a veracidade de cada denúncia”, explicou Veloso.
Na operação foram empregados doze policiais e seis viaturas da DEDCPI e da Diretoria Metropolitana para apurar doze denúncias e dar cumprimento às respectivas ordens de serviços e intimações.
Essa foi a primeira fase da operação. Segundo o delegado, deverão ser realizadas outras seis ao longo do mês de outubro, em alusão às campanhas orientativas relacionadas ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de Outubro.
Conscientização
1º de Outubro é o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, uma data que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e cuidar dos idosos, garantindo seus direitos e promovendo o envelhecimento com dignidade e respeito.
A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 para celebrar a sabedoria e a experiência daqueles que são os guardiões da história e das tradições.