O advogado e ex-presidente da OAB, Ussiel Tavares, foi alvo de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (13), durante a quinta fase da "Operação Sisamnes". Outro alvo da ação policial é uma ex-secretária do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2024 no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
A operação busca aprofundar investigações em relação aos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), são cumpridos os 11 mandados busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores no montante aproximado de R$ 20 milhões e a proibição dos investigados de saírem do país, com a apreensão de seus passaportes.
À imprensa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) informou que, por meio do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), acompanhou as buscas da PF. "Quanto a eventual falta ética, o caso será avaliado pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para medidas cabíveis", explicou a ordem.