Cuiabá, 01 de Maio de 2025

ESPORTE Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 09:36 - A | A

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 09h:36 - A | A

POLÊMICA

CBF diz que imagens de suposto uniforme vermelho não são oficiais e que ainda definirá coleção

Entidade também reafirmou o compromisso com o estatuto, que não permitiria que o enxoval tivesse tal cor

O Globo

No mesmo dia em que recebeu mais uma negativa de Carlo Ancelotti para assumir o comando da seleção brasileira, a CBF afirmou, em nota oficial divulgada durante a noite, que as imagens vazadas nas redes sociais sobre o suporto uniforme vermelho que o time canarinho utilizaria na Copa do Mundo de 2026 não são oficiais.

Embora não dê informações sobre a veracidade das notícias em relação a cor do futuro enxoval, a entidade disse que a nova coleção de uniformes para o Mundial do ano que vem "ainda será definida" em conjunto com a empresa fornecedora do material esportivo.

Veja a nota oficial da CBF:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais.

Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção.

A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike.

Entenda o caso:
Nos últimos dias, foi noticiado que a camisa número 2 da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026 teria o vermelho como cor predominante. O rumor gerou repercussão pra lá de negativa do público nas redes sociais.

Além disso, de acordo com o estatuto da própria CBF, a escolha de tal cor seria irregular. O documento dedica o capítulo 3 para os símbolos da entidade. No caso, a bandeira, o emblema oficial e os uniformes. E o inciso 3 do artigo 13 é bem claro em relação às cores que podem ser usadas. O vermelho não está entre elas.

De acordo com o texto, os uniformes seguirão as cores existentes na bandeira da CBF. Elas são as mesmas da oficial do Brasil: verde, amarelo, azul e branco.

O documento pondera que não é preciso conter todas as cores num mesmo uniforme. E abre uma exceção para outras colorações: desde que sejam usadas em edições comemorativas. Um exemplo foi a camisa preta vestida especialmente para o amistoso contra a Espanha, realizado em março de 2024 e transformado em ação das duas seleções contra o racismo.

A predominância do vermelho não é a única novidade. Embora seja fabricada pela Nike, a peça seria feita pelo selo de Michael Jordan, marca subsidiária da fornecedora norte-americana. Por isso, ao invés da famosa logomarca da vírgula, conteria a silhueta do ex-jogador da NBA. O Paris Saint-Germain possui um uniforme neste formato.

 Atualmente, a camisa 2 é predominantemente azul. A nova peça está prevista para ser lançada em março de 2026, a três meses do início da Copa do Mundo que será realizada de forma conjunta nos EUA, no Canadá e no México.

 

Comente esta notícia