A capital do Paraguai, Assunção, foi escolhida para ser a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, nesta sexta-feira (10), durante a Assembleia Geral Extraordinária da Panam Sports, realizada em Santiago, no Chile. A cidade foi eleita com 28 votos. Já a candidatura brasileira, Rio-Niterói, teve 24.
A República Dominicana foi o único federação que não compareceu à votação. Todos os demais países que já sediaram os Jogos Pan-Americanos - Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico e Venezuela - tiveram direito a voto duplo.
Brasil teve medalhistas de ouro na delegação
Rio de Janeiro e Niterói tiveram apoio máximo na candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, apesar da derrota. O Brasil foi representado pelo presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Marco La Porta, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o vice, Eduardo Cavaliere; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; e a vice, Isabel Swan e Rafael Picciani, representante do governo do Rio de Janeiro.
Medalhistas olímpicos também integraram a comitiva, como Bernard Rajzman, medalhista olímpico de vôlei, Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Emanuel Rêgo, diretor-geral do COB e campeão olímpico, Yohansson Nascimento, medalhista paralímpico, e a ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil.
A candidatura brasileira se apoiou na infraestrutura e no legado de 2016 das Olimpíadas do Rio. A apresentação contou com um vídeo do presidente Lula e uma participação rápida de Rebeca Andrade, que já tinha participado da campanha anteriormente com apoio nas redes sociais.