Cuiabá, 31 de Julho de 2025

ENTRETENIMENTO Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 09:11 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 09h:11 - A | A

Adeus à cantora

Fãs fazem fila para se despedir de Preta Gil em velório no Rio de Janeiro

Cerimônia acontece nesta sexta-feira, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e é aberta ao público

Terra

O velório de Preta Gil acontece nesta sexta-feira, 25, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro, atendendo a um desejo da cantora. A cerimônia será aberta ao público das 9h às 13h.

Pouco depois das 8 da manhã, já era possível ver fãs aglomerados no gradeado posicionado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em frente ao local. "Vá com Deus, Preta Gil", dizia um cartaz feito por um visitante.

Os sucessos Sinais de Fogo e Meu Corpo Quer Você, que tanto embalaram os shows animados da cantora, passaram a ser cantados à exaustão pelos que aguardavam a entrada.

Para conseguir comportar a quantidade de pessoas que vão passar pelo local, a Prefeitura proibiu o trânsito de carros em vias importantes da região desde a noite de quinta-feira, 24. Todo o esquema será válido até as 18h desta sexta.

Cortejo pelo circuito do carnaval
Após o velório, às 15h, será realizado um cortejo fúnebre da cantora no carro do Corpo de Bombeiros. O caixão da artista seguirá pelo trajeto do Circuito de Blocos de Carnaval de Rua, por onde ela arrastava multidões com o Bloco da Preta.

O caminho vai compreender as ruas: Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, pista lateral da Av. Brasil (Caju), Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).

Na sequência, o corpo será levado para o cemitério para a cerimônia de cremação, que será privada para familiares e amigos próximos. A cantora expressou sua vontade de ser cremada para a família.

Missa de sétimo dia
Preta Gil nasceu e viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, mas nunca escondeu que Salvador era sua segunda casa. Em memória da artista, a missa de sétimo dia será celebrada neste sábado, 26, no Santuário Santa Dulce dos Pobres, na capital da Bahia.

O evento foi anunciado nas redes sociais das Obras Sociais Irmã Dulce, onde Preta era embaixadora. "Com fé, carinho e saudade realizaremos uma Missa de Sétimo Dia em memória de Preta Gil, embaixadora das Obras Sociais Irmã Dulce e grande devota de Santa Dulce dos Pobres, que será celebrada no próximo sábado, 26 de julho, às 16h, no Santuário Santa Dulce dos Pobres."

"Neste momento de oração, nos unimos para lembrar com afeto de sua presença entre nós e pedir a Deus que a acolha em Sua infinita misericórdia", destaca o comunicado.

A morte da cantora
Preta Gil morreu no último domingo, 20, aos 50 anos, após dois anos de batalha contra um câncer de intestino. Ela estava em Nova York, nos Estados Unidos.

Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. "Vou voltar curada, se Deus quiser", disse, antes de deixar o País. 

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Müller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família. 

Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada, mas ela morreu antes de chegar ao hospital. O corpo da cantora chegou ao Brasil na quinta-feira, 24, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, e depois seguiu para o Rio de Janeiro.

 

Comente esta notícia