Desde a implantação do Programa Fila Zero, em janeiro deste ano, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou significativamente a oferta de atendimentos especializados. Em apenas quatro meses, mais de 24 mil procedimentos foram realizados, garantindo mais agilidade nos diagnósticos e tratamentos da população.
O objetivo do Fila Zero é eliminar a fila de espera por serviços de saúde especializados, oferecendo acesso mais rápido e digno aos pacientes. Ao todo, são mais de 28 tipos de procedimentos ofertados, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, consultas com especialistas, testes auditivos (como audiometria e BERA), exames oftalmológicos, endoscopias, colonoscopias, cateterismo, laqueadura, histerectomia, colecistectomia, entre outros.
Os números impressionam. Somente em consultas especializadas já são mais de 17 mil atendimentos. Na oftalmologia pediátrica e de retina geral, foram cerca de mil atendimentos realizados. Já os exames de tomografia computorizada ultrapassaram 2 mil registros no período.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que o sucesso da iniciativa é resultado do esforço conjunto entre a gestão e os prestadores de serviços conveniados.
“Estamos comprometidos em garantir dignidade no acesso à saúde. O Programa Fila Zero é uma resposta concreta às necessidades da população que aguardava atendimento há meses ou até anos”, afirma.
Entre os parceiros essenciais para a viabilização do programa estão instituições como o CEMED, Hospital dos Olhos, Centro Médico Oftalmológico, Instituto Santa Rosa e Hospital Santa Rita, que ampliaram a capacidade de atendimento à população.
Com a continuidade do programa, a Prefeitura pretende manter o ritmo acelerado de atendimentos, priorizando os casos mais urgentes e reforçando o compromisso com a humanização e resolutividade na saúde pública de Várzea Grande.
Exames e procedimentos ofertados pelo SUS por meio do Fila Zero -Ressonância/antirressonância, tomografia, ultrassonografia, consultas especializadas, teste de esforço (ergométrico), audiometria, BERA, teste da orelhinha, imitanciometria, consultas oftalmológicas (pediatria, retina geral), procedimentos oftalmológicos (catarata, retinografia, USG, topografia, vitrectomia anterior e posterior), cateterismo, colecistectomia, CPRE, histerectomia, laqueadura, consultas pré e pós-operatórias, endoscopia, colonoscopia, consultas pré-operatórias de joelho e hernioplastia, ultrassonografia obstétrica (morfológica e com doppler), entre outros.