Cuiabá, 08 de Maio de 2025

CIDADES Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 08:49 - A | A

Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 08h:49 - A | A

cuiabá

Secretário de Educação apresenta planejamento estratégico na Câmara

Durante a reunião, presidida pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), foram apresentadas a programação para a entrega de uniformes escolares e o planejamento pedagógico

Da Redação

O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, apresentou à Comissão de Educação da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (7), o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (SME), com destaque para as medidas emergenciais e ações de médio e longo prazo.

Amauri destacou o plano inicial, composto por 11 medidas que serão apresentadas à sociedade, incluindo a valorização dos profissionais, qualificação, plano pedagógico, assistência aos alunos com algum tipo de neurodivergência e o compromisso com a manutenção emergencial das escolas municipais.

“Minha equipe de infraestrutura tem mapeado todos os problemas das 172 unidades escolares, que foram classificadas da mais ruim a menos pior. Com esse diagnóstico em mãos, queremos criar uma força-tarefa para intervir na infraestrutura das escolas já no mês de junho. Conversei com o prefeito Abilio, e ele quer que isso seja prioridade. No momento, estamos buscando respaldo jurídico para executar as intervenções. Infelizmente, as escolas do município foram deixadas por muito tempo sem manutenção”, explicou o secretário.

Segundo ele, neste plano de emergência, a força-tarefa começará com a manutenção de telhados, banheiros, cozinhas e da parte elétrica, incluindo a climatização e a pintura interna e externa das escolas. “Esses principais pontos serão atendidos de forma emergencial. É evidente que não vamos executar tudo de imediato, mas o que temos hoje é um diagnóstico e um plano de ação pronto para ser colocado em prática”.

Durante a reunião, presidida pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), foram apresentadas a programação para a entrega de uniformes escolares e o planejamento pedagógico, começando pela educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de melhorar o índice educacional de Cuiabá entre as capitais.

“Acredito que até a segunda quinzena de maio resolveremos o problema dos uniformes de maneira definitiva. O fornecedor entregou 41% da quantidade estipulada em contrato e deve entregar o restante até o final desta semana. Dependemos desse fornecimento. Para evitar que o problema se repita no próximo ano, vamos realizar a aquisição em outubro para 2026 e iniciar o ano com todos os kits e uniformes entregues”, garantiu.

Questionado pela vereadora Michelly Alencar sobre as metas para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Amauri Monge enfatizou o compromisso da gestão em melhorar a colocação de Cuiabá no ranking. “Hoje, o nosso Ideb é 5,8. Estamos em 12º lugar entre as capitais, e me informaram que ocupamos a 57ª posição geral, o que não nos honra enquanto capital. E nós vamos mudar isso! Pretendemos colocar Cuiabá entre as 10 primeiras, tanto no ranking das capitais quanto no estado.”

Também foi apresentado o projeto que transforma as escolas em bens públicos efetivos da comunidade. Além da abertura aos finais de semana, as unidades funcionarão também durante a semana, oferecendo atividades esportivas e culturais à comunidade, em parceria com as secretarias municipais de Esportes e Cultura.

“Montamos um grupo de 20 escolas, nas quais iniciaremos o projeto-piloto em breve. Haverá abertura às terças, quintas e sábados — às terças e quintas no período noturno, com professor de educação física oferecendo aulas para mulheres, provavelmente de zumba, a pedido da maioria, e para os homens, futebol de salão na quadra. Aos sábados, a Secretaria de Cultura oferecerá oficinas culturais”, declarou o secretário.

Comente esta notícia