Cuiabá, 22 de Julho de 2025

CIDADES Segunda-feira, 21 de Julho de 2025, 05:45 - A | A

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025, 05h:45 - A | A

COMBATE AO CRIME

Mauro: “Vamos continuar investindo muito para tornar Mato Grosso cada vez mais seguro”

Balanço do Tolerância Zero mostrou forte redução dos crimes em MT, tanto em relação ao ano passado, quanto numa série histórica iniciada em 2015

Da Redação

“Os investimentos recordes do Estado e a atuação dos servidores das forças de Segurança foram fundamentais para a redução dos principais índices de criminalidade do estado”. A colocação é do governador Mauro Mendes, que apresentou na semana passada balanço parcial dos resultados do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas.

O gestor relembrou o período crítico enfrentado por Mato Grosso nos anos de 2017 e 2018, quando o Estado atravessava uma grave crise financeira. Ele citou problemas básicos na área da segurança pública, como viaturas sem combustível e sem manutenção. Contudo, destacou a reestruturação fiscal promovida desde 2019 e os investimentos realizados nas forças de segurança.

O resultado pode ser constatado com o balanço do Tolerância Zero que mostraram forte redução dos crimes em Mato Grosso, tanto em relação ao ano passado, quanto numa série histórica iniciada em 2015.

“Os homicídios em Mato Grosso, nos últimos 10 anos, reduziram 41%. O roubo seguido de morte teve 79% de redução. A lesão corporal seguida de morte reduziu 87%. Esses números são importantes porque dão a certeza que o planejamento que nós estamos fazendo, assim como o trabalho de cada policial, civil, militar e de todas as nossas forças de segurança está na direção correta”, pontuou o governador.

Além da redução da violência na série histórica, também houve diminuição dos crimes mais recorrentes depois que o programa foi lançado, a exemplo do roubo à propriedade rural (-33%) e roubo de carga (-56%), e o aumento da apreensão de drogas (+43%).

Ao apresentar os índices criminais de Mato Grosso, o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, relembrou a criação do Tolerância Zero às invasões de terras, iniciado em março de 2023, que frustrou 56 tentativas de invasões em Mato Grosso e obteve 100% de eficiência em suas ações.

“Nenhuma dessas invasões teve êxito, nenhuma prosperou porque os senhores e senhoras das forças de segurança atuaram conforme um protocolo criado lá atrás. Esse protocolo também deu subsídio para o Tolerância Zero às facções criminosas, e estamos, inclusive, oferecendo suporte a outros estados”, afirmou.

Ainda dentro do programa Tolerância Zero as facções criminosas, foi lançado em março deste ano o Disque Extorsão, que recebeu 930 denúncias, sendo 543 relacionadas a facções criminosas e 387 referentes a extorsões. Por meio do número 181, o cidadão pode denunciar com garantia de sigilo absoluto.

Os investimentos na segurança, garante Mauro, serão constantes para que Mato Grosso tenha a polícia mais bem equipada do país.

“O governo de Mato Grosso vai continuar investindo nesse ritmo. Talvez nós tenhamos a polícia mais bem equipada do Brasil, com a melhor tecnologia, com armamento, com tudo que tem de melhor. Investimos no sistema prisional e em todas as áreas da Segurança, e é por isso que o programa Tolerância a Zero tem sido um sucesso”, completou.

 

Comente esta notícia