A mascote do Procon-VG, a Dandara, é uma homenagem à líder quilombola, Dandara dos Palmares. Segundo historiadores, Dandara foi líder do quilombo dos Palmares ao lado de seu marido, Zumbi dos Palmares.
A mascote está em diversos materiais publicitários e educativos, como por exemplo, o livro didático do programa ‘Procon na Escola’, que visa orientar e conscientizar as crianças sobre os direitos dos consumidores.
Dandara teria se juntado, ainda menina, ao grupo de pessoas negras que desafiavam o sistema colonial escravista por quase um século. Dandara participava também da elaboração das estratégias de resistência do quilombo.
Conforme a coordenadora do Procon de Várzea Grande, Carolina Moreira, a mascote Dandara foi criada em 2020, sendo uma justa homenagem à mulher forte que lutou por igualdade. “Assim como ela, lutamos por defender direitos. Por isso a representação de Dandara dos Palmares foi escolhida para ser a mascote do nosso Procon”, disse Moreira.
LEI FEDERAL N.º 13.816/ 2019 - Essa legislação inscreveu os nomes de Dandara dos Palmares no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A lei, que foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foi publicada no Diário Oficial da União em 25 de abril de 2019.

