Cuiabá, 07 de Agosto de 2025

CIDADES Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 11:42 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 11h:42 - A | A

REAÇÃO

Escola onde aluna foi agredida será transformada em cívico-militar, anuncia secretário

Alan Porto ainda reforçou que o governo estadual não vai tolerar ações criminosas ou atos de violência dentro das escolas da rede pública

Da Redação

A Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia (419 km de Cuiabá), será transformada em uma unidade cívico-militar. O anúncio foi feito pelo secretário de estado de Educação, Alan Porto, nesta quarta-feira (6), após a repercussão do vídeo que mostra uma aluna de 12 anos sendo brutalmente agredida por colegas dentro da instituição.

“Não foi um simples caso de indisciplina. O que vimos ali foi uma organização estruturada, com hierarquia e regras baseadas em violência. Isso é inaceitável. Determinamos que aquela unidade escolar Carlos Hugueney será transformada em uma unidade cívico militar. Estamos fazendo um recrutamento dos policiais da reserva para que a gente possa atuar naquele ambiente”, disse Porto em coletiva de imprensa.

As agressões ocorreram na segunda-feira (4) e foram cometidas por quatro adolescentes, com idades entre 11 e 14 anos, todas estudantes da escola. As imagens do ataque foram registradas pelas próprias agressoras e divulgadas em redes sociais. A Polícia Civil iniciou as investigações no mesmo dia.

Conforme o secretário, a pasta está em contato direto com a direção da unidade, que sinalizou apoio à medida. A proposta da gestão é reforçar a disciplina e a segurança no ambiente escolar.

“Conversei hoje cedo com a diretora, prestei todas as informações e informei dessa medida. Ela concorda 100% que a gente faça essa transformação, para que ali tenha um ambiente mais adequado às regras, uma disciplina”.

Alan Porto ainda reforçou que o governo estadual não vai tolerar ações criminosas ou atos de violência dentro das escolas da rede pública, lembrando que o Estado já conta com 130 unidades cívico-militares e que vai continuar investindo nesse modelo onde for necessário para manter a ordem e a paz no ambiente escolar.

Comente esta notícia