A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), iniciou nesta quarta-feira (2.7) o atendimento inclusivo com intérpretes de Libras durante o Mutirão do Programa SER Família, na unidade do Ganha Tempo Ipiranga, em Cuiabá. A iniciativa segue até esta quinta-feira (3.7).
A participação da Central de Interpretação de Libras tem como objetivo garantir o acesso da comunidade surda às inscrições do programa, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que é defensora ativa das causas sociais e da inclusão.
“O Programa SER Família é uma política pública que visa alcançar todos, sem deixar ninguém para trás. A inclusão da comunidade surda nesse mutirão é um exemplo do nosso compromisso com a população. Fico feliz em ver a atuação da CIL promovendo cidadania e dignidade a quem mais precisa”, destacou a primeira-dama.
Por meio da atuação dos intérpretes da CIL, o mutirão proporciona um ambiente acessível e acolhedor, permitindo que pessoas surdas possam realizar o cadastro no programa e buscar informações de forma clara e eficiente.
De acordo com Fátima Auxiliadora de Souza, moradora do CPA 4, é uma inclusão fundamental para as pessoas surdas.
“Geralmente somos carentes de informações, muitos estão em situação de vulnerabilidade e não têm conhecimento dessas ações. Agradeço à CIL e à Setasc, pois esse trabalho facilita muito a nossa comunicação e garante que nossos direitos sejam respeitados”, afirmou.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, ressaltou a importância de ações como essa no fortalecimento da inclusão social.
“A atuação da Central de Libras nos mutirões do SER Família reforça nosso compromisso com uma política pública acessível, que reconhece e respeita as diversidades. Estamos trabalhando para que todos os cidadãos, sem exceção, tenham acesso aos programas sociais do Governo de Mato Grosso”, afirmou o secretário.
Para Daize Maria dos Santos, moradora do Centro da Capital, a ação marca um importante passo para a população surda, no acesso aos benefícios dos quais lhe são permitidos.
“Agradeço por este trabalho, pois traz visibilidade e equidade para os surdos. O trabalho de interpretação de libras oferecido pela CIL, fortalece a busca pelos nossos direitos, além de termos acesso de forma eficiente e completa de informações. Agradeço à Setasc e a CIL pelo atendimento e por esta ação”, concluiu.