A ONG LUNAAR, uma associação que resgata animais em situação de risco que tenham sofrido algum tipo de maus-tratos, enfrenta neste momento uma sobrecarga sem precedentes. Na última quarta-feira (17), a secretaria de Ordem Pública, juntamente com a Diretoria de Bem-Estar Animal e com apoio da Delegacia de Meio Ambiente, realizou uma operação que resultou no fechamento de um canil clandestino em Cuiabá.
Por ser referência na Capital, a LUNAAR foi acionada e acolheu 35 cães e mais de 300 roedores, visando garantir a segurança desses animais. A situação da ONG, que já operava em extrema lotação, enfrenta agora uma sobrecarga sem precedentes, com recursos escassos e voluntários exaustos.
Por meio de nota, a Associação esclareceu que "esses animais necessitam de cuidados imediatos — alimentação, atendimento médico veterinário e medicamentos". Os animais estão recebendo cuidados para que, futuramente, sejam adotados por pessoas comprometidas e responsáveis, evitando que voltem a ser utilizados para fins comerciais.
"Pedimos a ajuda da população para que contribuam financeiramente ou com doações de ração, produtos de limpeza e medicamentos para o cuidado desses animais. Reiteramos nosso compromisso e transparência com a sociedade cuiabana", disse outro trecho da nota.
A Associação Lunaar pede apoio em Cuiabá e pode ser contatada através do seu website oficial (projetolunaar.com), e-mail ([email protected]), ou telefones e WhatsApp (65) 99246-5672 e (65) 99270-1706, ou página do Facebook e Instagram.
As doações podem ser em dinheiro via PIX (CNPJ 39.469.916/0001-20), ração, produtos de limpeza, medicamentos veterinários, ou voluntariado.
Histórico da Lunaar
Hoje a Associação resgata animais em situação de risco que tenham sofrido algum tipo de maus-tratos. Abriga 140 cachorros e 220 gatos. Com 2 espaço físicos, sendo uma chácara onde ficam os cães já castrados que aguardam adoção e um segundo espaço onde ficam os felinos aptos para adoção e animais em tratamento.
Mensalmente é necessário cerca de mais de R$ 60 mil para aquisição de ração, insumos, pagamento de colaboradores e clínicas veterinárias. Além das operações de resgate dedicadas aos animais em situação de rua, a Associação também presta apoio essencial às protetoras que se dedicam a alimentar animais comunitários em diversos bairros de Cuiabá.
Essa colaboração se manifesta por meio do fornecimento regular de ração, assegurando que esses cuidadores tenham os recursos necessários para sustentar e promover o bem-estar dos animais que dependem de sua generosidade.
Essa abordagem holística reforça nosso compromisso em cuidar não apenas dos animais em necessidade imediata de resgate, mas também daqueles que contam com o carinho e dedicação das protetoras em suas comunidades.