Cuiabá, 09 de Maio de 2025

AGRONEGÓCIO Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 10:00 - A | A

Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 10h:00 - A | A

FIQUE ATENTO, CONSUMIDOR!

Fiscalização apreende mais de 30 mil litros de azeite adulterado

Supermercados vendiam o produto fraudado em São Paulo e Santa Catarina; Ibraoliva pede que Mapa intensifique o trabalho de fiscalização

CANAL RURAL

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou duas marcas de azeite de oliva por fraude. As ações de fiscalização foram conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov).

As amostras dos produtos foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária e, com base nos resultados das análises físico-química dos produtos foram considerados impróprios para o consumo, resultando na apreensão de 30,99 mil litros de azeite de oliva.

Os produtos apreendidos foram das marcas Doma, de Santa Catarina, e vendidos na rede Comercial Zaffari Ltda., e Azapa, de São Paulo, comercializado na rede Master Sonda Hipermercados.

As análises confirmaram as presenças de outros óleos vegetais na composição dos produtos em desacordo com os requisitos da instrução normativa que regulamenta os padrões de qualidade e identidade do azeite de oliva. A comercialização desses produtos configura infração e os respectivos estabelecimentos poderão ser responsabilizados.

Comente esta notícia